Friday, September 15, 2006

sobre inveja e admiração

SOBRE INVEJA E ADMIRAÇÃOQuando alguém que não tem sua auto-estima fortalecida,compara-se com outro, surge nela um sentimentonegativo, diria até desesperador, visto que semprehaverá em algum aspecto, pessoas melhores do que nós.Devemos compreender que cada pessoa tem seu jeito deser, seu ritmo de viver, um caminho a trilhar. Nãoestamos nesta vida para sermos melhores ou piores doque ninguém mas sim, para realizar o potencial queexiste em cada um de nós. Sermos sempre melhorescomparados com nós mesmos. Claro que alguém irá dizer... mas como sabermos sesomos melhores sem um parâmetro de comparação? Nãonecessitamos de um padrão de comportamento com todasas características que definiriam o que é ser bemsucedido para aí sim podermos alcança-lo..
No caso concordaria, mas teria a certeza de que estacomparação com o outro para ser válida, teria de noslevar a um aprendizado. Comparar-se com o outro deforma sadia, é aprender com o outro e isto chama-seAdmiração.Por isto dizerem que no fundo de todo sentimento deinveja, existe o sentimento de admiração, pois ainveja nada mais é do que a admiração pelo outroaliada a decepção com nós mesmo. Por isto o invejosobusca diminuir o seu objeto de admiração, pois naincapacidade de aprender com ele, ser como ele, elasimplesmente opta por destruí-lo, ficando assim, ambosno mesmo plano... pequeno... miúdo... rasteiro.Devemos compreender que cada estrela tem seu brilho eque cada um de nós é uma estrela como já dizia afalecida Elis Regina .Feliz daquele que se alegra com a alegria do outro,pois não se sente frustrado como o invejoso que tentaroubar a alegria do outro, como os planetas roubam aluz das estrelas. Além do que, não se resolve atristeza consigo mesmo, torcendo para a tristeza dooutro. Não se dissipa as limitações com as limitaçõesdo outro.Daí acreditar que devemos ser padrões de nós mesmospara podermos encontrar a alegria de sermos o quesomos e saber que poderemos ser muito mais.É como a fábula do Mestre já em idade avançada que noleito de morte, ouviu de um de seus discípulos:Mestre... tens medo da morte? E o Mestre respondeu:Sim, tenho... tenho medo do meu encontro com Deus... Odiscípulo sem entender disse: Mas Mestre, você foi umexemplo de vida... fostes sábio como Moisés... fostesjusto como Salomão... E o Mestre interrompe odiscípulo dizendo: Quando eu estiver frente a frentecom Deus, ele não me perguntará se fui como Moisés oucomo Salomão mas sim, se eu fui eu mesmo....Só para registro e reflexão.Fecha o pano.