Thursday, November 02, 2006

As casas astrológicas, junto com os signos e os planetas são os ingredientes básicos que compõem um mapa astrológico. As doze casas são o componente terrestre do mapa, são subdivisões da rotação diária da Terra sobre seu eixo.

As casas representam os diferentes setores da vida, são áreas de atuação. De forma simplificada, os planetas são "o que", a ação, os signos são o "como", de que forma se expressa e as casas são o "onde" essa ação se manifesta. Existe uma correspondência entre os doze signos e as doze casas: Áries rege a primeira casa, Touro  rege a segunda e assim por diante, até Peixes.

O mesmo ocorre com os planetas que regem os signos e também se associam às casas. Embora exista afinidade de significado, os enfoques são diferentes: as casas são campos de experiência. O significado das doze casas é bastante sutil e profundo e sempre deve ser analisado no contexto do mapa astrológico como um todo. Abaixo seguem algumas associações relacionadas a cada uma das casas:

CASA 1  (ligada a Áries e Marte, ao elemento Fogo) - personalidade, caráter, comportamento, agir, aparência física.

CASA 2  (ligada a Touro e Vênus, ao elemento Terra) - recursos materiais, valores, segurança e subsistência.

CASA 3  (ligada a Gêmeos e Mercúrio, ao elemento Ar) - estudos, aprendizado, ensino, comunicação, linguagem; deslocamentos, pequenas viagens; meio ambiente; parentes, irmãos, vizinhos.

CASA 4 (ligada a Câncer e Lua, ao elemento Água) - Família, origens, raiz, pátria, lar, intimidade, primeira infância, velhice.

CASA 5 (ligada a Leão e ao Sol, ao elemento Fogo) - Criatividade, filhos, crianças, criança interior, brincar, arte, amor, prazer, divertimentos, romance, hobbies, jogos.

CASA 6 (ligada a Virgem e Mercúrio, ao elemento Terra) - Saúde, trabalho, habilidades canalizadas para uso prático, colegas e empregados; rotina, hábitos, alimentação, higiene; animais domésticos.

CASA 7  (ligada a Libra e Vênus, ao elemento Ar) - Relacionamentos, uniões, associações, parcerias, sociedades, colaboradores, casamento.

CASA 8 (ligada a Escorpião e Plutão, ao elemento Água) - Transformação, ligação profunda entre duas pessoas; sexualidade; morte física ou processos de morte simbólica; negócios, heranças.

CASA 9   (ligada a Sagitário e Júpiter, ao elemento Fogo) - cultura, filosofias, religiosidade, assuntos transcendentais; lei e ordem; ideais; mente superior e abstrata, instrução universitária e meio acadêmico; grandes viagens, o estrangeiro.

CASA 10 (ligada a Capricórnio e Saturno, ao elemento Terra) - carreira, ambições, posição social, posição profissional, imagem pública, relação com autoridades e governo, ambiente profissional.

CASA 11  (ligada a Aquário e Urano, ao elemento Ar) - amizades, grupos, organizações e equipes; projetos, planos, esperanças, objetivos.

CASA 12  (ligada a Peixes e Netuno, ao elemento Água) - Síntese da vida, inconsciente, sintonia com o inconsciente coletivo, carma, mergulho interior, isolamentos, segredos, coisas fechadas, lugares fechados