Thursday, August 25, 2011


















O primeiro braço, com a palma à frente, quer dizer: "Não vos atemorizeis com a mensagem terrível que vos trago, pois também apresento a solução". O segundo braço segura um pequeno tambor que marca o ritmo da dança, e que quer significar: "Tudo no universo segue um ritmo, e está sujeito a uma ordem temporal: há... "tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de construir e tempo de destruir;...tempo de guerra e tempo de paz"






(Eclesiastes, 3, 2-5). O mundo é criado pela terra, pela água, pelo ar e pelo fogo, abaixo de DEUS, mas também é destruído por qualquer desses quatro elementos".






Com o terceiro braço, o que segura o facho de fogo, Shiva diz: "Aproxima-se o tempo de destruir o que se construiu, para se completar o ciclo da criação. Assim como no passado o mundo antigo acabou-se pelas águas de um dilúvio, agora ele será destruído pelo fogo". Os fachos de fogo ao redor da figura carregam a seguinte mensagem: "A redondeza da Terra será queimada pelo fogo".






Um pé está esmagando uma figura animalesca, que representa a natureza inferior e animal do homem. O quarto braço apresenta a salvação, ao apontar para o pé levantado, querendo dizer: "O homem não deve atender às solicitações das suas más inclinações, de suas más paixões, dos instintos bestiais, oriundos da sua natureza animal, inferior, e sim seguir sua natureza superior, espiritual: deve abster-se do ódio, dos vícios, dos excessos, obter o autocontrole.



--
Posted By MillB@st to . . . . . . .Millbast at 8/25/2011 10:14:00 AM

No comments:

Post a Comment