Saturday, June 25, 2016

A lição
Está em cada gesto
Tá no mar
Tá no ar
No brilho dos seus olhos
Eu não quero tudo de uma vez
Eu só tenho um simples desejo

Sunday, January 31, 2016

Pineal


A pineal está localizada no meio do cérebro, na altura dos olhos. Ela é um órgão cronobiológico, um relógio interno. Como ela faz isso? Captando as radiações do Sol e da Lua. A pineal obedece aos chamados Zeitbergers.



Por exemplo, o Sol é um Zeitberger externos que regem as noções de tempo e que influencia a pineal, regendo o ciclo de sono e de vigília, quando esta glândula secreta o hormônio melatonina. Isso dá ao organismo a referência de horário.Existe também 

o Zeitberger interno, que são os genes, trazendo o perfil de ritmo regular de cada pessoa.


Nós vivemos em três dimensões e nos relacionamos com a quarta, através do tempo. A pineal é a única estrutura do corpo que transpõe essa dimensão, que é capaz de captar informações que estão além dessa nossa dimensão. 

Para Descartes é o ponto em que a alma se liga ao corpo, até na questão física há uma lógica que é esta glândula que lida com a outra dimensão, e isso é um fato.

Todos os animais têm essa glândula; ela os orienta nos processos migratórios porque sintoniza o campo magnético. Nos animais, a glândula pineal tem fotorreceptores iguais aos presentes na retina dos olhos, porque a origem biológica da pineal é a mesma dos olhos, é umterceiro olho, literalmente.

Os cientistas Vollrath e Semm, que têm artigos publicados na revista científica Nature, de 1988, comprovam que a pineal converte ondas eletromagnéticas em estímulos neuroquímicos.

O espiritual age pelo campo eletromagnético, se há uma interferência espiritual por exemplo, se dá justamente pelo campo eletromagnético. As interferência acontece na natureza pelas leis da própria natureza. 

Segundo Sérgio Felipe de Oliveira, a pineal capta informações do mundo espiritual por ondas eletromagnéticas, como "um telefone celular", e as transformaria em estímulos neuroquímicos.

A parapsicologia diz que estes campos eletromagnéticos podem afetar a mente humana. O dr. Michael Persinger, da Laurentian University, no Canadá, fez experiências com um capacete que emite ondas eletromagnéticas nos lobos temporais. 

As pessoas submetidas a essas experiências teriam tido "visões" e sentiram presenças espirituais. O dr. Persinger atribui esses fenômenos à influência dessas ondas eletromagnéticas.

Pesquisas recentes indicam que a pineal está ligado a dois centros nervosos, um de cada ouvido. Estes dois centros nervosos, e mais o centro situado na própria glândula, formam um triângulo, com a pineal no centro da cabeça com o ápice ou vértice superior, e dois centros nervosos dos ouvidos formando a base. Assim, os pesquisadores elaboraram o princípio de que tudo o que afete os tímpanos afetará a pineal, qualquer princípio que afete a pineal afetará os tímpanos. 

A glândula está localizada em uma área cheia de líquido. O som faz o líquido vibrar, provocando uma reação na glândula, converte ondas eletromagnéticas em estímulos neuroquímicos.

A Física Quântica diz que tudo é vibração e nós vibramos em diferentes freqüências, também somos influenciados em diferentes freqüências, por meio natural ou não. 
Estamos sendo bombardeados com energias vindo da galáxia, incluindo o bombardeio do Sol, tudo isso afeta a Terra e logicamente nos afeta.

Sempre vibração e som, recentemente os cientista conseguiram até reproduzir o som do Sol nas suas explosões solares.

Quanto mais se intensifica o som, mais a pineal "trabalha", quanto mais ela trabalha, mais se intensifica o som, formando um circulo que nos leva rapidamente ao estado de projeção consciente.

Sendo assim, meus amigos, os barulhos, zumbidos, apitos, sininhos...que você pode estar ouvindo diariamente ou esporadicamente são produzidos pelo trabalho/desenvolvimento da glândula pineal e todo um fator externo está contribuindo para isso. Nós estamos literalmente escutando ela trabalhar.

Essa glândula é nossa conexão com outras dimensões, nossa glândula foi danificada ao "looooongo do tempo", por falta de uso, química (veneno) nos nossos alimentos, poluição e acredito que a nossa contribuição tenha realmente sido a maior de todas, porque caímos nas ilusões materialistas e hoje somos extremamente apegados a tudo que os nossos 5 sentidos podem tocar, sentir, ver e ouvir...

Pra terminar, vou deixar um exercício de meditação de desenvolvimento energético da pineal. Um exercício diferente, mas bem gostoso de realizar.

Certos exercícios psíquicos provocam um zumbido que começa a se manifestar nos ouvidos e persiste por algum tempo. Esse zumbido indica que alguma energia ou ação está sendo transmitida aos tímpanos, a partir da pineal. (Pesquisa feita pela Universidade de Basle na Suíça). Deverá ser feito no escuro, onde a produção do hormônio da pineal aumenta. 

Por uma ou duas semanas, deve-se relaxar por alguns minutos, coloque o dedo indicador de cada mão o mais para dentro do ouvido que seja possível sem pressão incômoda. Enquanto os dedos estiverem nesta posição nos ouvidos, tomem uma inalação profunda pelo nariz e retenha o quanto possível. 

Mantenha a boca fechada, quando não puder mais prender a respiração, exale lentamente pelo nariz. Conserve os dedos nos ouvidos durante todo o tempo que esteja inalando, retendo e exalando.
Respire normalmente por mais ou menos 30 segundos e repita o procedimento por 10 vezes. Ao terminar, você sentirá um calor nos dutos auditivos.

A respiração pelo nariz, com os dedos colocados nos ouvidos, estabelece um circuito bem definido de vibrações positivas e negativas, que afetem os centros nervosos do crânio, ocentro nervoso da tireóide, e os centro nervosos de cada um dos dois dedos.

O resultado deste exercício, se praticado conforme a instrução, será a desobstrução do nariz para a respiração e dos ouvidos para a audição, a eliminação de qualquer congestão craniana, odesenvolvimento da sensibilidade dos nervos do nariz a ponto de perceberem novos odores ou facilitar a os já conhecidos. Ao mesmo tempo, a pineal irá despertar gradativamente, com crescente vitalidade para as funções psi.
Cristina Cairo, por Lucas Paivah

Wednesday, November 26, 2014

A ação do hormônio bioidêntico oxitocina e o sistema nervoso central



A oxitocina é um hormônio, produzido pelo hipotálamo e armazenado pela hipófise posterior. O hipotálamo coordena as interações entre os neurônios e hormônios secretados pela glândula pituitária.

Representação esquemática das interações entre o hipotálamo e a hipófise. A liberação do hipotálamo e os hormônios inibidores exercem seus efeitos sobre a liberação de hormônios pituitárias anteriores. A oxitocina e vasopressina (hormônio antidiurético) são liberados diretamente por axônios hipotalâmicos que terminam na hipófise posterior, e os hormônios são secretados de lá diretamente para a circulação sistêmica.

 

oxitocina representação.jpg

 

 

Quando liberada perifericamente pela hipófise posterior, atua estimulando a produção de leite materno e a contração uterina no parto, já quando é liberada centralmente, a oxitocina age como um neuromodulador de diversos processos, tais como modulação da ansiedade, da libido, da interação social e regulação das respostas neuroendócrinas e cardiovasculares. Considerada o ''hormônio do amor'', é alvo de recentes pesquisas, pois melhora a interação social e a realização de vínculos afetivos.

 


 

Os  principais efeitos da Oxitocina:

·       Oxitocina dilata os vasos sanguíneos melhorando o fluxo sanguíneo, ajudando a reduzir a pressão arterial.

·       Oxitocina melhora a cicatrização de feridas devido a melhoria  do fluxo sanguíneo.

·       Oxitocina estimula a melhorar a ligação entre os amantes.

·       Oxitocina acelera e intensifica o orgasmo e melhora o desejo sexual ou libido.

·       Oxitocina aumenta a produção de hormônios anabólicos (hormônio do crescimento e testosterona), e reduz a produção de hormônios catabólicos como o cortisol.

 

 

 

Sinais e Sintomas da diminuição de Oxitocina no organismo são mentais e físicos:

 


·       Palidez

·       Olhar infeliz

·       Olhos secos

·       Corpo pobre em expressões emocionais.

·       ↓Libido

·       Estresse

·       ↓ da função cognitiva

·       Distúrbios do sono.

 

 

·       Falta de lubrificação da glande durante o sexo.

·       ↓da capacidade de ejacular.

·       Não sorri.

·       Mulher com ↓ da capacidade de orgasmo

·       Obesidade

·       Calorosa antes, agora se tornou fria e introvertida.

·       Dores musculares e pontos musculares sensíveis e tensos.

 

 

·       Excesso de sensibilidade a dor.

·       Incapacidade de amamentar, pois falta ejeção do leite, mesmo com seios cheios de leite.

·       Ansiedade excessiva/medo

 


 

Oxitocina em mulheres

Nas mulheres a oxitocina melhorar a libido feminina, também aumenta a lubrificação e o tônus vaginal. Intensifica a experiência do orgasmo e a memória de experiências prazerosas. As mulheres chegam mais rápido ao orgasmo quando se utiliza a oxitocina e são mais propensas a experimentar múltiplos orgasmos. A oxitocina é por vezes utilizado durante o momento do parto, pois aumenta as contrações uterinas. Também estimulam o aleitamento materno através da contração das glândulas mamárias produtoras de leite.

Oxitocina em Homens

A oxitocina nos homens aumenta a sensibilidade do pênis durante o contato sexual e aumenta a freqüência das ereções. Ela melhora a ejaculação pela contração estimulante das vesículas seminais, túbulos seminíferos, epidídimo e da próstata. A liberação de espermatozóides também é reforçada pela oxitocina. Após o orgasmo a oxitocina induz a sonolência nos homens. No homem, a Oxytocina aumenta o volume de esperma e intensifica a experiência do orgasmo. Outros benefícios também estão relacionados ao aumento de hormônios anabolizantes como a testosterona e o IGF-1, relaxamento muscular resultando na diminuição em sintomas de fibromialgia e na diminuição da hipertensão arterial e a vasodilatação coronariana.



O que pode ser feito para aumentar naturalmente os níveis de oxitocina?

Oxitocina é aumentada através do contato físico, abraços, massagem, atividade física, contato sexual, e atividades como canto e leitura. Os níveis de oxitocina são diminuídos pelo isolamento ou solidão, ansiedade, depressão, estresse crônico, e as deficiências nos hormônios sexuais. Os níveis de oxitocina diminuem com a idade, pois as células que produzem a oxitocina se tornam menos sensíveis a estímulos.

A sub-região do hipotálamo é alterada no grupo com autismo é responsável pela síntese de oxitocina e vasopressina. Ambos os hormônios têm sido associados ao autismo.

Trabalhos científicos comprovam os benefícios da oxitocina na melhora do comportamento repetitivo, interação ocular, social e vínculo emocional de pacientes autistas e esquizofrênicos. Os cientistas e pesquisadores ainda estão estudando os benefícios da oxitocina, e um desses pesquisadores, o psiquiatra Eric Hollander, MD, da Mount Sinai School of Medicine, de Nova York, acredita que as injeções de oxitocina são extremamente benefício para os adultos que sofrem de autismo. Em sua pesquisa, ele demonstrou que os adultos que tinham sido diagnosticados com síndrome de Asperger ou outras áreas do espectro do autismo foram capazes de reagir com mais profundidade e clareza em situações sociais após uma injeção de oxitocina.

O teste utilizado foi aquele que perguntou aos adultos para identificar o conteúdo emocional a partir da fala. Normalmente, aqueles que sofrem de autismo têm alguma dificuldade com inflexão e aspectos emocionais da conversa. Ao utilizar um impulso de oxitocina, os sujeitos foram capazes de perceber mais sobre as emoções das pessoas falando. Aqueles que estavam tomando um placebo, no entanto, não teve nenhuma melhora perceptível. Este não foi um estudo enorme e abrangente, mas é uma que abre outra porta para as opções de tratamento para quem quer superar os sintomas do autismo. A pesquisa adicional está sendo feito para ver se há é um efeito semelhante quando A oxitocina é usado para pacientes que sofrem a de transtornos de ansiedade sociais.

                          



 

Segundo um novo estudo realizado por David Yeomans, director of pain research at Stanford University School of Medicine o hormônio oxitocina pode funcionar como um tratamento para aliviar dores de cabeça freqüentes. Estudos anteriores já haviam demonstrado que a oxitocina aumentava a confiança e a ligação social entre as pessoas. Agora, a nova pesquisa mostrou que é eficaz contra dor de cabeça também.  40 pacientes participaram do estudo. Os pacientes tinham uma condição chamada cefaléia crônica diária, na qual as pessoas experimentam pelo menos 15 dores de cabeça por mês, muitas vezes fortes enxaquecas. Os participantes haviam tentado vários tratamentos existentes sem obter bons resultados. Dos pacientes que receberam uma dose de oxitocina como spray nasal, 50% relataram que a dor de cabeça diminuiu pela metade, e 27% não relataram dor após quatro horas.  Em comparação, somente 11% dos pacientes que receberam um spray placebo disseram que sua dor de cabeça diminuiu pela metade depois de quatro horas, e nenhum deles relatou alívio completo da dor. Os pesquisadores acreditam que a oxitocina trabalha agindo sobre o nervo trigêmeo, que carrega a informação da dor da cabeça e do rosto. A oxitocina se liga à receptores no nervo e bloqueia os sinais de dorAté agora, os pesquisadores não observaram quaisquer efeitos secundários adversos do tratamento com oxitocina.

 

      



Um estudo publicado no ano de 2011 na revista "PNAS" descreve os efeitos da oxitocina em um grupo de pessoas com autismo. O hormônio melhorou o reconhecimento de expressões faciais e a habilidade de interação dos voluntários com autismo em jogo virtual. Outro exercício exigia que os participantes olhassem para expressões faciais em um computador e identificassem se o rosto era de homem ou mulher e a direção que os olhos apontavam. Autistas, antes do tratamento com oxitocina, olhavam pouco para o rosto representado na imagem. Após as doses de oxitocina, conseguiram fixar mais seu olhar. O resultado sugere que a oxitocina reduza a ansiedade dos autistas na hora de fazer contato visual.

 


Fonte: Equilíbrio e saúde. Folha.com em 03.10.2011-13:55h

 

 

                  Uma forma de verificar a deficiência de oxitocina é através da consulta médica específica e do exame físico minucioso realizado por médico especialista em uso de neurohormônios.

 

Maiores informações fique a vontade para entrar em contato conosco!

Londrina-PR: Tel. 55- 43-3323-8744

Rio de Janeiro-RJ: Tel. 55-21-3439-8999


Leitura Complementar sobre tratamento hormonal acesse aqui

 

Bibliografia:

 

1.      Andeberg UM. Uvnãs-Moberg K. Plasma oxytocin levels in female fibromyalgia syndrome patients. Z Rheumatol. 2000 Dec; 59(6):373-9.

2.      Bernatova I, Rigatto KV, Key MP, Morris M. Stress-induced pressor and costicosterone responses in oxitocin-deficient mice. Exp Physiol.2004 Sep;89(5):549-57.

3.      Brurri A. Heinrichs M. Schedlowski M. Kruger TH. The acute effects of intranasal oxytocin administration on endocrine and sexual function in males. Psychoneuroendocrinology. 2008 Jun;33(5):591-600.

4.      Ellenbogen MA, Linnen AM, Grumet R, Cardoso C, Joober R. The acute effects of intranasal oxytocin on

automatic and effortful attentional shifting to emotional faces. Psychophysiology. 2012 Jan;49(1):128-37.

5.      Guastella AJ, Howard AL, Dadds MR, Mitchell P, Carson DS. A randomized controlled trial of intranasal oxytocin as an adjunct to exposure therapy for social anxiety disorder. Psychoneuroendocrinology. 2009 jul; 34(6): 917-23.

6.      Kéri S.  Kiss I. Kelemen O. Sharing secrets: oxytocin and trust in schizophrenia. Soc Neurosci.2009;4(4):287-93.

7.      Mismetti D. Hormônio cerebral é testado para tratar pessoa com autismo. Equilíbrio e saúde. Folha.com em 03.10.2011-13:55h. Disponível em:http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/984801-hormonio-cerebral-e-testado-para-tratar-pessoa-com-autismo.shtml

8.      Netherton E, Schatte D. Potential for oxytocin use in children and adolescents with mental illness. Hum Psychopharmacol. 2011 Jul 12.
9.      Norman GJ, Karelina K, Morris JS, Zhang N, Cochran M, Courtney DeVries A.Social interaction prevents the development of depressive-like behavior post nerve injury in mice: a potential role for oxytocin. Psychosom Med. 2010 Jul; 72(6):519-26.

10.    Shamay-Tsoory SG, Fischer M, Dvash J, Harari H, Perach-Bloom N, Levkovitz Y. Intranasal administration of oxytocin increases envy and schadenfreude (gloating). Biol Psychiatry.2009 Nov 1;66(9):864-70.

11.    Tops M. Van Peer JM, Korf J. Wijers AA, Trucker DM. Anxiety, cortisol, and attachment predict plasma oxytocin. Psychophysiology. 2007 May;44(3):444-9.

12.    Uvnas-Moberg K. Petersson M. Oxytocin, a mediator of anti-stress, well-being, social interaction, growth and healing. Z Psychosom Med Psychother. 2005;51(1):57-80.

13. L'ocytocine L'hormone de l'amour et du bien-être. Anti-âge magazine n. 5- p. 32-33. 2012.

 



Produzido por:
Andrea Nunes Higashi
Coordenadora de Educação e Pesquisa da Clínica Higashi – Neuroestimulação e Neurologia Rio de Janeiro e Londrina

Wednesday, October 08, 2014

A noite que ele não veio foi
Foi de tristeza pra mim

O marinheiro bonito
Sereia do mar levou
É doce morrer... 

Nas ondas verdes do mar meu bem
Ele se foi afogar
Fez sua cama de noivo
No colo de Iemanjá

Friday, September 05, 2014

Resolvi deixar você voar. Sabendo de tudo que foi feito ou não, tudo que foi sentido ou fez sentido. Sabendo também que tu bem sabes de tudo que hoje já tento esconder. Vou deixar você voar e vou voar também, porém, não juntos. Dessa vez bateremos asas separados, pois talvez nosso voo seja para caminhos distintos e, por mais que fosse essa a minha vontade, não posso te pedir para voar comigo. Talvez eu tenha saído do casulo muito recentemente para acompanhar teu voo de pássaro liberto. Então voa para teu destino, que eu sigo aprendendo a bater asas sem ti. Além disso, tu és pássaro grande e charmoso e eu sou apenas uma borboleta que ainda chora ao não se ver flutuar. Voa, belo pássaro charmoso. Voa...

Tuesday, June 17, 2014

Paz nao é algo que se deseja, é algo que voce acredita, algo que voce faz, algo que voce é, e algo que voce presenteia

Tantas coisas medíocres acontecendo por aí, o amor não devia ser nunca uma delas. Trata-o como o que ele verdadeiramente é, Sagrado.

Monday, June 16, 2014

Me sinto esfolada viva pelo mundo. Me sinto enganada por anjos. Me sinto inteira uma enganação. Respiro mentiras. Visto desculpas. Ajo disfarces.

Friday, June 13, 2014

Não desejei nem desejo nada mais do que viver sem tempos mortos

Friday, November 15, 2013


A história mitológica que abaixo reproduzimos é retirada do livro Zodíaco: Constelações e Mitos, Nuno Crato, Gradiva 2001.
Trata-se de um conto que adapta livremente uma versão da lenda grega que envolve a luta entre o caçador Oríon e o Escorpião. Como o leitor verá, para além da beleza poética do mito, a história constitui uma óptima menmónica para a localização destas constelações no céu e para recordar os momentos de seu aparecimento e desaparecimento ao crepúsculo. Esta história é um exemplo das relações que existem entre a mitologia do céu e alguns factos astronómicos. Por ela se vê também como as histórias mitológicas podem servir de incentivo à observação das constelações.

A Lenda de Oríon e Escorpião

Em princípios de Novembro, Orion nasce a leste cerca das 22 horas, em princípios de Dezembro, cerca das 20 horas. O mapa do céu mostra a posição das estrelas em relação ao horizonte leste em ambas as alturas.
Orion era o maior dos gigantes. Era filho de Posídon, o deus do mar a quem os romanos chamavam Neptuno. Dizia-se que era filho também de Gaia, a Mãe Terra. Era um gigante poderoso. Do pai, tinha herdado o poder de andar sobre as ondas do mar. Da mãe, tinha herdado o porte gigantesco. Com os tempos, tornou-se esbelto e atlético, com uma bela figura, cobiçado pelas mulheres e pelas deusas. Desposou em primeiras núpcias Side, que se dizia ser a mais bela de todas as jovens da Grécia antiga. Mas Side era orgulhosa e gabava-se de ser mais bela ainda do que as imortais, mais bela do que a própria Hera, a rainha das deusas e esposa de Zeus. Ciumenta, Hera vingou-se e precipitou a jovem do cimo das montanhas do Tártaro, matando-a.

Privado da esposa, Orion deambulou perdido pela Terra. A certa altura, ao passar pela ilha de Quios, famosa pela sua caça grossa, avistou Mérope, a princesa do reino, que tocava a sua flauta nas margens de um rio. Mal se viram, os jovens apaixonaram-se. Mérope nunca tinha visto um gigante tão belo e Orion nunca tinha visto uma jovem tão inocente e tão dotada. Mas os seus amores estavam também destinados à tragédia.

O pai da jovem, o rei Enópion, era conhecido por ter introduzido o vinho tinto - o seu nome, em grego, significa "o que bebe vinho". Nessa altura, o vinho era ainda pouco conhecido e Enópion conseguia enganar os passantes e embriagá-los. Opondo-se aos amores dos dois jovens, conseguiu embriagar Orion. Quando o gigante estava ferrado no sono pesado do álcool, Enópion cegou-o com uma espada e conseguiu expulsá-lo do reino. Orion, contudo, com a ajuda de um menino que se sentou nos seus ombros e o guiou, conseguiu caminhar até ao Sol Nascente.

Quando a deusa da aurora o viu, apaixonou-se pelo jovem gigante e decidiu ajudá-lo. Com as suas artes, conseguiu recuperar-lhe a vista. Orion ficou alguns tempos com a deusa, mas os seus amores foram curtos e em breve partiu para novas conquistas.

O mapa celeste mostra o céu de oeste em fins de Outubro pouco depois do ocaso. Na gravura mostra-se a posição do Sol abaixo da linha de horizonte, portanto invisível. As estrelas de Escorpião estão já muito perto do horizonte, portanto difíceis de observar.
Ao longo das suas viagens, Orion tinha-se tornado um caçador exímio. Com as suas longas pernas e a sua agilidade, orgulhava-se de não haver animal que lhe escapasse. Com a sua espada e a sua clava, um cacete feito do pinheiro mais alto que tinha encontrado, orgulhava-se de conseguir matar qualquer animal que existisse sobre a terra. Orion passava dias e dias na caça, que se tornou a sua paixão. No decorrer das suas andanças, haveria de encontrar a deusa Ártemis, a que os romanos chamaram Diana, e que era também famosa por se dedicar apaixonadamente à caça de animais selvagens.

Os dois famosos caçadores do mundo antigo juntaram-se e criaram uma forte amizade. Durante o dia, partiam à procura de novas florestas onde encontrassem animais selvagens. À noite, sentavam-se em redor da fogueira e contavam um ao outro as suas aventuras. Dizia-se que estavam apaixonados, mas a verdade é que Ártemis, deusa sempre jovem e casta, apenas pensava nos desportos, no ar livre e na caça.

Ártemis era uma personagem misteriosa. Dizia-se que era a deusa da Lua, tal como o seu irmão Apolo era o deus do Sol - e a verdade é que ela se passeava nas noites de Lua Cheia. Dizia-se também que era fria e vingativa, que matava por gosto - e a verdade é que Apolo e a deusa se tinham muitas vezes entretido a massacrar jovens guerreiros. Talvez o gosto pelo sangue lhes tivesse ficado dos combates antigos com os gigantes que desafiavam Zeus, o chefe dos deuses que os dois irmãos ajudaram nessa guerra antiga.

Ártemis e Orion eram amigos, mas a deusa, que se manteve sempre virgem, não queria nada mais do que a amizade. O que se passava com Orion nunca ninguém chegou a saber. É possível que se tivesse apaixonado por Ártemis, que era muito bela, de uma beleza atlética que devia ter agradado ao caçador gigante. Mas é possível que não, que as más línguas são capazes de tudo.

O que se passou em seguida nunca ninguém soube explicar. Um dia, quando o gigante se passeava pelas terras de Delos, apareceu-lhe pela frente um escorpião gigantesco. Orion estava habituado a esmagar essas criaturas. Mas este escorpião era maior que qualquer dos animais que existia sobre a Terra. Era maior que o jovem caçador e tinha uma carapaça que nem a espada de Orion conseguia penetrar.

Dizem uns que o escorpião fora enviado pela própria deusa Ártemis, pois uma noite Orion, não resistindo ao desejo, tinha querido violentá-la. Dizem outros que a besta fora enviada pela própria Gaia, a Mãe Terra, pois Orion tinha-se vangloriado de não haver animal que a Terra criasse que ele não pudesse vencer. O certo é que se seguiu uma luta furiosa e que o gigantesco escorpião, impenetrável à espada do caçador e indiferente aos seus golpes, conseguiu aplicar-lhe um golpe mortal, com o ferrão venenoso da sua cauda.

Orion jazia já morto e ainda o escorpião continuava a ferrá-lo quando Zeus apareceu. Impressionado com o poder do animal, o chefe dos deuses levou-o para o céu. Comovido com o heroísmo do gigante vencido, transportou-o também para o firmamento, mas colocou-o em posição oposta à do seu vencedor, de forma que os dois inimigos pudessem estar nos céus sem nunca se verem. Assim estão até hoje: quando a Primavera começa, Orion desaparece no brilho do Sol; quando o Outono aparece, o perigoso escorpião é engolido pelo horizonte do ocaso.



- See more at: http://www.portaldoastronomo.org/tema92.php#sthash.LPYjiftN.dpuf